ÁREA DE ASSOCIADOS

História

Reunidos na sede do sindicato dos odontólogos de Pelotas, gentilmente cedida, um grupo de oito servidores (Magali Vieira Cortelari, Gastão Coelho Pureza Duarte, Querino Felix Rajáo, Ubirajara Fernando Galli, Leon Carlos Schwonke Ribeiro e outros) manifestaram a firme ideia de fundarem uma entidade que atendesse aos interesses dos aposentados e pensionistas da UFPel. Após alguns debates foi escolhido o nome de associação dos aposentados e pensionistas da UFPel, tendo como sigla Aapufpel, que depois passou a ser Apufpel. Nas reuniões que se seguem os servidores Ubirajara Fernando Galli, Querino Felix Rajão e Leon Carlos Schwonke Ribeiro são designados para elaborarem uma minuta de estatuto para a mesma. Vários estudos seguem e finalmente chega-se ao dia 16 de maio de 1995.

Nesta data, 139 servidores inativos e pensionistas reunidos em assembléia especial, no auditório da faculdade de direito sob a presidência do prof. Gastão Coelho Pureza Duarte debatem a criação da nova entidade e estudam detalhadamente o projeto de estatuto, sendo o mesmo considerado como aprovado. Sabedores de que o magnífico reitor da UFPel, prof. Antonio Cesar Gonçalves Borges já estava se deslocando de Rio Grande para nossa cidade, resolvem aguardar a chegada do mesmo. Eram exatamente 16:10 da tarde quando o magnífico reitor adentra ao plenário,sendo então recebido por todos de pé e sob intenso aplauso. Ocupando o lugar de honra na mesa diretora, dá procedimento aos trabalhos e então é declarada oficialmente criada a nova entidade. 
Na ocasião foi escolhida a primeira diretoria da entidade, ficando assim constituída: 

Presidente - Magali Vieira Cortelari 
Vice-presidente administrativo - Leon Carlos Schwonke ribeiro 
Vice-presidente financeiro - Querino felix rajáo 
Vice-presidente assistencial - Ubirajara Fernando Galli. 


Cumpre destacar que todas as despesas até então relativas a comunicações, registro de estatutos e outras foram custeadas pelos 8 precursores da entidade. Criada a entidade passaram a funcionar em duas salas locadas no palácio do comercio, sitiado a Rua Sete de Setembro 274, sala 203. A nova entidade continua seu crescimento e em maio de 1997, já com 552 associados, adquire sua primeira sede própria, localizada na Rua Anchieta 1978, salas 903 a 906. 
O tempo não pára e a Apufpel não deixa de crescer. Contando com o auxílio de duas funcionárias e uma equipe diretiva sempre presente. Associados começam a apresentar reivindicações alegando ser muito difícil o acesso a associação, pois temiam elevadores. A diretoria começa uma peregrinação à procura de uma nova sede. Mais de vinte imóveis são visitados. Em novembro de 2000, agora com 1331 sócios, negocia a atual sede e compra uma nova, situada na Rua Gonçalves Chaves 966. 

Esta sede, face ao constante crescimento do quadro social começa a ficar pequena. Visita-se o imóvel localizado na Rua Gonçalves Chaves 656, bem no centro da cidade e fica-se encantado com a distribuição das peças do mesmo. Negociações são entabuladas e o imóvel comprado. Alguns meses de reforma e no dia da mudança em dezembro de 2003 aparece negócio para a venda da sede anterior. Tínhamos 1331 associados. 
Nesta sede foi possível dar continuidade aos sonhos da equipe de um salão de festas, com capacidade para até 140 pessoas, sendo então construído.

O quadro social, agora constituído de 1661 associados, exigia um aumento da área física bem como a ampliação das atividades sociais. Descobre-se que a casa ao lado, com uma área física de aproximadamente 500 metros quadrados, está à venda e, depois de inúmeras negociações, é então adquirida. Finalmente em 30 de janeiro de 2001 o novo imóvel é ocupado após adaptações para que nele funcionassem, alem da administração, sala de jogos, sala de estar, atendimento psicológico, etc. Em maio do mesmo ano o antigo imóvel é então locado para uma equipe médica odontológica que se comprometiam a atender nossos associados, sempre que necessário e com preços módicos.